Filmes e imagens http://www.rizomas.net/cultura-escolar/material-didatico/filmes-e-imagens.html Fri, 15 Dec 2017 19:43:05 +0000 Joomla! 1.5 - Open Source Content Management pt-br Banco de mapas históricos http://www.rizomas.net/cultura-escolar/material-didatico/filmes-e-imagens/337-banco-de-mapas-historicos.html http://www.rizomas.net/cultura-escolar/material-didatico/filmes-e-imagens/337-banco-de-mapas-historicos.html Um banco de dados da Biblioteca Digital Mundial com mapas de diferentes épocas está disponível no endereço: http://www.wdl.org/pt/

Uma boa opção para os professores de geografia e história que desejam utilizar documentos de época em suas aulas, eles têm ótima resolução. Além disto, embaixo tem dois botões para selecionar o período histórico, bastante prático.

 

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Filmes e imagens Thu, 04 Nov 2010 22:53:18 +0000
Etapas do Método Científico - mapa mental http://www.rizomas.net/cultura-escolar/material-didatico/filmes-e-imagens/296-etapas-do-metodo-cientifico-mapa-mental.html http://www.rizomas.net/cultura-escolar/material-didatico/filmes-e-imagens/296-etapas-do-metodo-cientifico-mapa-mental.html Fiz este esquema depois de observar vários outros que estão disponíveis na internet. Procurei separar as idéias dos fatos, o mundo inteligível do sensível. Tentei também utilizar termos mais técnicos, como indução e dedução (ou raciocínio indutivo-dedutivo), mas de forma que todos pudessem entender. Escrevi também um texto sobre princípios científicos usando a biologia como exemplo.


metodo-cientifico

 

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Filmes e imagens Sun, 28 Feb 2010 19:40:36 +0000
Vídeo para discutir sexualidade feminina - Marcelo Tas desvenda os mistérios da vagina http://www.rizomas.net/cultura-escolar/material-didatico/filmes-e-imagens/235-video-para-discutir-sexualidade-feminina-marcelo-tas-desvenda-os-misterios-da-vagina.html http://www.rizomas.net/cultura-escolar/material-didatico/filmes-e-imagens/235-video-para-discutir-sexualidade-feminina-marcelo-tas-desvenda-os-misterios-da-vagina.html Interessante reportagem entrevistando dois especialistas com opiniões diferentes. Numa sociedade tão fálica como a nossa, é preciso dar um pouco mais de atenção a este complexo órgão humano e toda a problemática que o envolve. Com vocês, Marcelo Tas e a vagina (censura livre): ]]> digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Filmes e imagens Wed, 26 Aug 2009 13:09:50 +0000 Veja múltiplos feedbacks relacionados ao aquecimento global e efeito estufa http://www.rizomas.net/cultura-escolar/material-didatico/filmes-e-imagens/224-veja-multiplos-feedbacks-relacionados-ao-aquecimento-global-e-efeito-estufa.html http://www.rizomas.net/cultura-escolar/material-didatico/filmes-e-imagens/224-veja-multiplos-feedbacks-relacionados-ao-aquecimento-global-e-efeito-estufa.html Outra imagem para compreender o aquecimento global. A primeira trata da relação entre o álcool, a gasolina e o carbono atmosférico (veja aqui). Agora o objetivo é mostrar um pouco da complexidade do nosso planeta e da questão do aquecimento global. Para entender melhor a imagem, é prudente saber o que é um feedback (fiz outra figura para isto) e também ajuda saber um pouco de ecologia, geologia, física, química, etc...

 

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Filmes e imagens Mon, 13 Jul 2009 05:49:04 +0000
O que é feedback? Qual é a diferença entre o positivo e o negativo? http://www.rizomas.net/cultura-escolar/material-didatico/filmes-e-imagens/223-o-que-e-feedback-qual-e-a-diferenca-entre-o-positivo-e-o-negativo.html http://www.rizomas.net/cultura-escolar/material-didatico/filmes-e-imagens/223-o-que-e-feedback-qual-e-a-diferenca-entre-o-positivo-e-o-negativo.html Esta é uma palavra muito usada hoje em dia. "Me dá um feedback" quer dizer "me diz se você gostou ou não". Daí vem o ibope, as pesquisas de opinião, os formulários de reclamação, ou mesmo o "retorno" dos músicos - que é uma caixa de som virada para os músicos, aqueles que produzem o som. No feedback, o produto volta para quem o produziu. Ou seja, em outras palavras, o efeito interfere sobre a causa (uma espécie de anomalia na relação causal linear, onde a causa vem sempre antes da consequência).

Embora a palavra seja de origem inglesa, está se incorporando cada vez mais no vocabulário comum. Poderia ser traduzido como "retroalimentação" ou "efeito retroativo".

Fiz a imagem abaixo com o propósito de explicar o conceito e os tipos de feedback. A idéia é que ela seja auto-explicativa...

feedbacks

Deixo então, pra você, a resposta em forma de imagem. Quem tiver apreço exclusivo pelas letras pode ler uma explicação aqui.

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Filmes e imagens Mon, 13 Jul 2009 05:21:17 +0000
Um Desenho para entender a relação entre álcool, gasolina e efeito estufa http://www.rizomas.net/cultura-escolar/material-didatico/filmes-e-imagens/127-um-desenho-para-entender-a-relacao-entre-alcool-gasolina-e-efeito-estufa.html http://www.rizomas.net/cultura-escolar/material-didatico/filmes-e-imagens/127-um-desenho-para-entender-a-relacao-entre-alcool-gasolina-e-efeito-estufa.html Fiz este esquema para os alunos começarem a compreender o impacto ambiental da agroindústria sucroalcooleira, que é reduzido na medida em que a produção se torna um sistema fechado, devidamente integrado ao meio. Um dos impactos ambientais da cana é atualmente benéfico: a captura de carbono atmosférico. O famoso sequestro de carbono, um tema bastante controverso. Mas quem sequestra? Para onde leva? Por que isto é "bom para o efeito estufa"?

impacto-ambiental-cana-de-acucar

Para responder estas perguntas, primeiro precisamos saber o que é efeito estufa e sua (provável) relação com o aquecimento global. Depois, lembramos que praticamente todo o carbono presente no corpo das plantas veio da fotossíntese. E por último, botando a bola na área, lembramos que o "olhar ecológico" pressupôe um esforço em se enxergar o todo. Neste caso, podemos pensar nas relações entre o ar e o solo do planeta terra: a atmosfera e a litosfera.
]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Filmes e imagens Fri, 07 Nov 2008 18:10:39 +0000
Bom filme sobre a questão ambiental http://www.rizomas.net/cultura-escolar/material-didatico/filmes-e-imagens/74-bom-filme-sobre-a-questao-ambiental.html http://www.rizomas.net/cultura-escolar/material-didatico/filmes-e-imagens/74-bom-filme-sobre-a-questao-ambiental.html bomfilmeEste vídeo pode ser um ótimo ponto de partida para discussões sobre a questão ambiental. Ele articula de forma inteligente vários conceitos, como "externalização do custo", exodo rural, populações tradicionais e sustentabilidade, lixo doméstico e industrial, dioxinas, mudança de paradigmas, redes, reciclagem, consumismo, padrão de vida americano... tudo analisando a cadeia produtiva dos materiais.

Não conferi números, fontes de referência, nada disso, mas gostei muito do filme. Ele tem uma consistência lógica impecável, na minha opinião.

O vídeo, que recebi de uma lista de emails, foi feito pela Tides Foundation, o Funders Workgroup for Sustainable Production and Consumption e o Free Range Studios, com a participação de Annie Leonard.

http://video.google.com/videoplay?docid=-3412294239230716755&hl=en

 

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Filmes e imagens Mon, 12 May 2008 18:29:17 +0000
Mapa metabólico ultra mega simplificado http://www.rizomas.net/cultura-escolar/material-didatico/filmes-e-imagens/60-mapa-metabolico-ultra-mega-simplificado.html http://www.rizomas.net/cultura-escolar/material-didatico/filmes-e-imagens/60-mapa-metabolico-ultra-mega-simplificado.html O metabolismo é apenas uma palavra. Assim, de primeira viagem, pode parecer uma coisa simples.

- Ah, claro, estou com algo errado no meu metabolismo...

Mas quando vamos entender o que realmente significa esta singela palavra, nos confrontamos com algo que parece maior do que a capacidade de nosso cérebro. Pelo menos do meu.

A complexidade do metabolismo é estonteante, como se pode ver em qualquer mapa metabólico. Behe, inclusive, usa a complexidade do metabolismo para fazer uma interessante crítica à evolução - que infelizmente é logo seguida de uma proposta pouco criativa e tampouco produtiva.

Mas ensinar pressupõe, muitas vezes, que a gente simplifique o que é complicado. Nossa melhor simplificação pode ser, ainda, muito complicada para os alunos de certa idade. Isso acontece... aí precisamos simplificar mais, ou mudar os objetivos, enfim...

O fato é que eu resolvi simplificar o metabolismo para tentar dar aos meus alunos uma base mais sólida deste conceito. O resultado foi o mapa conceitual que coloco abaixo.

alt

 


]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Filmes e imagens Fri, 02 May 2008 23:41:17 +0000