Material didático/ pedagógico

Como aproveitar a pandemia do Corona para aprender alguma coisa?

Imprimir

Para os professores de todas as áreas, a atual epidemia do novo vírus Corona (COVID-19) pode ser um bom pretexto para aprendizados importantes. Para os professores de Biologia há diversas questões interessantes.

O que é um vírus? Existe antibiótico contra vírus? O que é uma vacina?

Do ponto de vista ecológico, por que as epidemias podem ser tão prejudiciais ao ser humano nos dias de hoje? Dá pra falar sobre o parasitismo (uma das interações ecológicas) e sua relação com a densidade populacional do hospedeiro.

Do ponto de vista da saúde, o assunto dá uma boa discussão nos dois níveis: individual e público. Sabemos que é importante ficar em casa para evitar ficar doente. Mas a saúde não é só um problema individual (vide a resposta da pergunta anterior). Então, do ponto de vista da saúde pública, porque é importante ficar em casa?

A figura abaixo responde parte dessa pergunta e é explicada no link: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-51850382

 

Última atualização em Seg, 06 de Abril de 2020 19:46
 

Jogo para ensinar botânica com árvores brasileiras

Imprimir

Lembra do "Super Trunfo", aquele jogo de cartas sobre carros?. Pois é, foi criado um jogo semelhante por Jeison T. Alflen, usando apenas árvores brasileiras e suas características, ao invés de carros.

Parece bem interessante. Fica a dica para os professores de biologia e ciências que estiverem em busca de alguma atividade mais interativa para as aulas sobre plantas.

Basta baixar as figuras (que estão nesse link), imprimir, e usar à vontade.

Última atualização em Qui, 28 de Janeiro de 2016 14:29
 

Existem raças humanas, do ponto de vista biológico?

Imprimir

Há quem diga que o conhecimento científico desumaniza a humanidade e desencanta o mundo. Há quem diga que o conhecimento científico é a única arma contra a ignorância e a superstição. Acredito que o conhecimento, em si, não é bom nem mau, assim como o martelo, que pode construir ou matar. Tudo depende do uso que se faz das coisas, não das coisas em si.

No caso da discussão sobre raças humanas - e todo o preconceito que envolve este tema - acredito que há uma contribuição bastante relevante da ciência, mais especificamente, da genética. O fato é que, do ponto de vista genético, não há solidez no conceito de raça humana (raça é um subgrupo da espécie). Porque há mais diferenças entre dois indivíduos quaisquer do que entre duas raças. Não poderíamos saber ao certo a raça de uma pessoa observando apenas seus genes. E não há dúvida de que os genes determinam mais o que somos do que a cor da pele.

Este tema pode ser uma forma interessante de se ensinar genética para além do "azão azinho", além de ser uma importante contribuição para desmontar o preconceito racial que habita o cotidiano, escolar ou não.

Para quem quiser se aprofundar um pouco sobre o tema, sugiro a leitura do artigo "A inexistência biológica versus a existência social de raças humanas: pode a ciência instruir o etos social?", de Sérgio Pena e Telma Birchal. Acho inclusive que este texto pode ser trabalhado diretamente com os alunos de Ensino Médio. Ele não está em uma linguagem tão técnica, mas foi escrito por importantes especialistas brasileiros na área.

Última atualização em Sáb, 10 de Setembro de 2016 13:44
 

Todas as células tem todos tipos de organelas?

Imprimir

Em biologia, é saudável suspeitar de palavras como “todos”, “nenhum”, “nunca” e “sempre”.

Para ajudar na proposta de trabalho da célula 3D, e para outros interessados neste assunto deveras alienígena, fiz a tabela abaixo como uma visão geral da ocorrência das organelas nos diferentes tipos de células. Pode haver alguma imprecisão, porque o conhecimento biológico está em plena transformação, mas a ideia geral é essa.

Para os professores interessados em fazer uma atividade deste tipo, fiz também uma tabela em branco para os alunos preencherem. Clique aqui pra baixar a tabela.

Última atualização em Ter, 12 de Junho de 2012 08:33 Leia mais...
 


Página 1 de 8



Na sua escola, o currículo de biologia é muito "pesado" e "cheio de palavras"?
 

Selecione uma palavra-chave

Os cientistas dizem cada coisa...

Artigos mais lidos desta categoria

Mapa metabólico ultra mega simplificado

Filmes e imagens
O metabolismo é apenas uma palavra. Assim, de primeira viagem, pode parecer uma coisa simples. - Ah, claro, estou com algo errado no meu metabolismo... Mas quando vamos entender o que realmente sig...(116751)

Aulas Práticas de Ciências - Mecanismo de Busca

Ciências
Este mecanismo foi feito especialmente para os professores recém chegados à sala de aula, e também para aqueles mais experientes que nunca param de ter novas ideias, mas não fazem questão de reinvent...(100652)

Proposta de trabalho: utopia e cotidiano

Propostas problematizadoras
Um outro mundo é realmente possível? (questão inspirada no Fórum Social Mundial) TRABALHO ESCOLAR PARA O FINAL DO ENSINO MÉDIO Idéia geral O objetivo deste trabalho é proporcionar uma reflexão so...(76306)

O que fazer com a engenharia genética?

Propostas problematizadoras
Proposta de trabalho em grupo para a terceira série do ensino médio. A idéia é discutir e entender melhor a engenharia genética, também conhecida como DNA recombinante, levando em conta o interesse...(57643)

Qual é a principal diferença entre o homem e os outros animais?

Propostas problematizadoras
Proposta de trabalho em grupo usando a internet Objetivo Levar os alunos a refletirem sobre si mesmos, sobre as diferenças e semelhanças entre homens e (outros) animais, discutindo fatos sobre o ...(49226)