Biologia http://www.rizomas.net/ensino-de-biologia/recursos-pedagogicos.html Tue, 25 Apr 2017 12:10:29 +0000 Joomla! 1.5 - Open Source Content Management pt-br Jogo para ensinar botânica com árvores brasileiras http://www.rizomas.net/ensino-de-biologia/recursos-pedagogicos/443-jogo-para-ensinar-botanica-com-arvores-brasileiras.html http://www.rizomas.net/ensino-de-biologia/recursos-pedagogicos/443-jogo-para-ensinar-botanica-com-arvores-brasileiras.html Lembra do "Super Trunfo", aquele jogo de cartas sobre carros?. Pois é, foi criado um jogo semelhante por Jeison T. Alflen, usando apenas árvores brasileiras e suas características, ao invés de carros.

Parece bem interessante. Fica a dica para os professores de biologia e ciências que estiverem em busca de alguma atividade mais interativa para as aulas sobre plantas.

Basta baixar as figuras (que estão nesse link), imprimir, e usar à vontade.

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Material didático/ pedagógico Mon, 09 Feb 2015 19:14:05 +0000
Existem raças humanas, do ponto de vista biológico? http://www.rizomas.net/ensino-de-biologia/recursos-pedagogicos/425-existem-racas-humanas-do-ponto-de-vista-biologico.html http://www.rizomas.net/ensino-de-biologia/recursos-pedagogicos/425-existem-racas-humanas-do-ponto-de-vista-biologico.html Há quem diga que o conhecimento científico desumaniza a humanidade e desencanta o mundo. Há quem diga que o conhecimento científico é a única arma contra a ignorância e a superstição. Acredito que o conhecimento, em si, não é bom nem mau, assim como o martelo, que pode construir ou matar. Tudo depende do uso que se faz das coisas, não das coisas em si.

No caso da discussão sobre raças humanas - e todo o preconceito que envolve este tema - acredito que há uma contribuição bastante relevante da ciência, mais especificamente, da genética. O fato é que, do ponto de vista genético, não há solidez no conceito de raça humana (raça é um subgrupo da espécie). Porque há mais diferenças entre dois indivíduos quaisquer do que entre duas raças. Não poderíamos saber ao certo a raça de uma pessoa observando apenas seus genes. E não há dúvida de que os genes determinam mais o que somos do que a cor da pele.

Este tema pode ser uma forma interessante de se ensinar genética para além do "azão azinho", além de ser uma importante contribuição para desmontar o preconceito racial que habita o cotidiano, escolar ou não.

Para quem quiser se aprofundar um pouco sobre o tema, sugiro a leitura do artigo "A inexistência biológica versus a existência social de raças humanas: pode a ciência instruir o etos social?", de Sérgio Pena e Telma Birchal. Acho inclusive que este texto pode ser trabalhado diretamente com os alunos de Ensino Médio. Ele não está em uma linguagem tão técnica, mas foi escrito por importantes especialistas brasileiros na área.

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Material didático/ pedagógico Wed, 26 Mar 2014 19:57:03 +0000
Todas as células tem todos tipos de organelas? http://www.rizomas.net/ensino-de-biologia/recursos-pedagogicos/393-todas-as-celulas-tem-todos-tipos-de-organelas.html http://www.rizomas.net/ensino-de-biologia/recursos-pedagogicos/393-todas-as-celulas-tem-todos-tipos-de-organelas.html Em biologia, é saudável suspeitar de palavras como “todos”, “nenhum”, “nunca” e “sempre”.

Para ajudar na proposta de trabalho da célula 3D, e para outros interessados neste assunto deveras alienígena, fiz a tabela abaixo como uma visão geral da ocorrência das organelas nos diferentes tipos de células. Pode haver alguma imprecisão, porque o conhecimento biológico está em plena transformação, mas a ideia geral é essa.

Para os professores interessados em fazer uma atividade deste tipo, fiz também uma tabela em branco para os alunos preencherem. Clique aqui pra baixar a tabela.

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Material didático/ pedagógico Tue, 12 Jun 2012 11:00:14 +0000
Projeto Célula 3D (proposta reformulada) http://www.rizomas.net/ensino-de-biologia/recursos-pedagogicos/390-projeto-celula-3d-proposta-reformulada.html http://www.rizomas.net/ensino-de-biologia/recursos-pedagogicos/390-projeto-celula-3d-proposta-reformulada.html Atividade planejada para os alunos da 3a. série do Ensino Médio,
feita com base na proposta do ano passado.

1. Objetivos

Ajudar os alunos a visualizarem o mundo microscópico das células e desenvolverem a capacidade de imaginar uma realidade que nunca viram nem faz parte do seu cotidiano. O grupo deverá construir um modelo de célula eucariótica em 3 dimensões, buscando representar de maneira clara as diferentes organelas e seu funcionamento integrado.

2. Proposta de trabalho

Para construir seu modelo, o grupo deverá escolher uma opção (célula vegetal ou animal), podendo também, se quiser, escolher alguma célula mais específica, como um neurônio (animal), uma célula-guarda do estômato (vegetal), etc.

Este ano teremos um significado mais amplo para “3 dimensões”: o grupo pode escolher entre duas possibilidades de 3D:

a) 3 dimensões de espaço. Trata-se da proposta original - construção de um modelo tridimensional de célula.

b) 2 dimensões de espaço e 1 de tempo, ou seja, um vídeo ou animação.

Em ambos os casos, além da representação visual da célula e organelas (que sejam razoavelmente verossimilhantes, ou seja, se pareçam com o que é visto no microscópio), o grupo deverá representar uma atividade da célula, mostrando como tal atividade envolve o funcionamento articulado de diversas organelas. Além disso, nos dois casos as organelas e componentes deverão ser explicitamente identificados, com legenda ou outro recurso que o grupo considerar adequado.

Além disso, para ter uma visão geral de todos os tipos celulares, o grupo deverá coletar e sintetizar informações sobre a ocorrência de organelas nos diferentes tipos celulares.

3. Do que são compostas as células?

Quais elementos estão presentes em cada um dos 3 principais tipos celulares? Qual seria a forma mais sintética de representar este tipo de informação?

Discutam as questões acima e construam a representação que seria a resposta da última. É prudente verificar com o professor as conclusões do grupo antes de colocá-las em prática.

Alguns dos elementos abaixo podem ser encontrados em todos os tipos de células, outros não. 

Principais organelas e elementos celulares

(devem constar na síntese de informações sobre os 3 tipos celulares)

Citoplasma
Núcleo
Membrana Plasmática
Parede Celular
Ribossomo
Aparelho de Golgi
Retículo Endoplasmático
Citoesqueleto
Centríolo
Mitocôndria
Cloroplasto
Lisossomo
Fagossomo
Cromossomo
Vacúolo

Principais moléculas orgânicas

(podem ser citadas durante a explicação do funcionamento integrado das organelas)

Glicose
ATP
Aminoácido
Proteína
DNA
RNA

4. Produtos a entregar

-> Célula 3D.

-> Uma página de texto (todo escrito pelo grupo, com linguagem científica e compreensível), descrevendo a participação conjunta de diferentes organelas envolvidas em alguma atividade que a célula realize.

-> Informações sintéticas sobre ocorrência das diferentes organelas nos 3 modelos celulares.

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Material didático/ pedagógico Mon, 06 Feb 2012 23:08:42 +0000
Célula 3D - proposta de trabalho em grupo - biologia http://www.rizomas.net/ensino-de-biologia/recursos-pedagogicos/368-celula-3d-proposta-de-trabalho-em-grupo-biologia.html http://www.rizomas.net/ensino-de-biologia/recursos-pedagogicos/368-celula-3d-proposta-de-trabalho-em-grupo-biologia.html Construindo uma célula tridimensional

Esta proposta de trabalho
foi reformulada em 2012, veja aqui.

Objetivo

Ajudar os alunos a visualizarem o mundo celular, desenvolverem a capacidade de imaginar uma realidade que nunca viram nem faz parte do seu cotidiano.

Proposta de trabalho

O grupo deverá construir um modelo de célula eucariótica em 3 dimensões, buscando representar de maneira clara as diferentes organelas. Abaixo listamos as organelas básicas, presentes tanto em células vegetais quanto em animais, mas não se limitem a elas. Para construir seu modelo 3D, o grupo deverá escolher entre uma das duas opções (vegetal ou animal), podendo também, se quiser, escolher alguma célula mais específica, como um neurônio (animal), uma célula-guarda do estômato (vegetal) ou outra.

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Material didático/ pedagógico Wed, 09 Feb 2011 21:31:57 +0000
1a e 2a leis de Mendel - apresentação de slides http://www.rizomas.net/ensino-de-biologia/recursos-pedagogicos/328-1a-e-2a-leis-de-mendel-apresentacao-de-slides.html http://www.rizomas.net/ensino-de-biologia/recursos-pedagogicos/328-1a-e-2a-leis-de-mendel-apresentacao-de-slides.html Fiz essa apresentação de slides para meus alunos do terceiro ano (3a série EM, dizem hoje). Ensino genética nesta etapa final como fazia meu professor, Mauricio Mogilnik. Ele considerava que a profundidade e complexidade da matéria seria melhor compreendida pelos alunos depois de praticarem um pouco mais de química, matemática, sinapses de modo geral... Afinal, esse negócio de ficar decorando cálculos de "azão azinho" sem saber direito do que se trata não parece uma prática muito pedagógica.

Tendo isso mente, tentei criar uma sequência coerente de ideias, com perguntas, respostas e alguns problemas no meio. A proposta é que se pare um pouco nas perguntas,  dando um tempo pros neurônios entenderem o problema e procurarem / inventarem alguma resposta.

Boa parte das imagens (os esquemas) é original, fiz com um software livre chamado Dia.

 Clique aqui para ver o slideshow
]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Material didático/ pedagógico Fri, 11 Jun 2010 02:55:13 +0000
Como o vírus da AIDS infecta nossas células? Veja o vídeo http://www.rizomas.net/ensino-de-biologia/recursos-pedagogicos/315-como-o-virus-da-aids-infecta-nossas-celulas-veja-o-video.html http://www.rizomas.net/ensino-de-biologia/recursos-pedagogicos/315-como-o-virus-da-aids-infecta-nossas-celulas-veja-o-video.html Veja abaixo uma animação de computador mostrando como o vírus da AIDS age. A maioria das formas coloridas e estranhas que se vê são proteínas, enzimas específicas do vírus e da célula hospedeira. As moléculas mais lineares são DNA ou RNA. É um vídeo bastante útil, por exemplo, para fazer uma síntese geral de citologia, uma introdução à virologia, ou mesmo em aulas de genética (transcrição e tradução) ou de sistema imunológico. Eu, particularmente, acho que usarei para falar de engenharia genética, pois o que o vírus faz é inserir seus genes no genoma do hospedeiro. No vídeo vemos isso, com enzimas de restrição, de ligação e tudo mais.


]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Material didático/ pedagógico Mon, 10 May 2010 16:13:51 +0000
Árvore filogenética dos Vertebrados - para usar em aula http://www.rizomas.net/ensino-de-biologia/recursos-pedagogicos/301-arvore-filogenetica-dos-vertebrados-para-usar-em-aula.html http://www.rizomas.net/ensino-de-biologia/recursos-pedagogicos/301-arvore-filogenetica-dos-vertebrados-para-usar-em-aula.html Fiz este desenho para simplificar o estudo da filogenia animal sem precisar perder a precisão científica com isto. É difícil conjuminar o didático e o acadêmico. Uma forma que encontrei foi de fazer uma árvore filogenética (ou cladograma) incompleta, mas correta. Nem tudo que chamamos de peixe, por exemplo, está nesta árvore, nem todos os répteis. Mas foram escolhidos alguns táxons (grupo de seres vivos em qualquer nível de classificação) representativos dos 5 grandes grupos de vertebrados (peixes, anfíbios, repteis, mamíferos e aves). Assim, podemos dizer que, se escolhermos estes oito grupos de seres vivos, podemos ter uma boa ideia geral da filogenia dos vertebrados, sem perder a precisão científica. Os táxons estão com o nome científico, em latim, e suas relações de parentesco foram desenhadas com base nas informações do portal Tree of Life Web Project, em fevereiro de 2010.

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Material didático/ pedagógico Mon, 08 Mar 2010 01:27:59 +0000
Como se faz ciência? Introdução ao método científico usando a biologia como exemplo http://www.rizomas.net/ensino-de-biologia/recursos-pedagogicos/295-como-se-faz-ciencia-introducao-ao-metodo-cientifico-usando-a-biologia-como-exemplo.html http://www.rizomas.net/ensino-de-biologia/recursos-pedagogicos/295-como-se-faz-ciencia-introducao-ao-metodo-cientifico-usando-a-biologia-como-exemplo.html Texto elaborado para alunos do Ensino Médio, introduzindo o curso de Biologia. Pode ser utilizado como base de referência inicial para o estudo do chamado método científico, tanto no Ensino Médio quanto Fundamental.

Na parte "como se faz ciência" procuramos fazer uma breve síntese dos principais conceitos (em negrito) que fundamentam a investigação científica. Não creio que exista um único "método científico", mas que todos os métodos utilizados pelos cientistas partem de certos princípios.

Mesmo assim, ao final coloquei um mapa conceitual do método científico, que fiz com finalidades didáticas.

 

]]>
digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Material didático/ pedagógico Sun, 28 Feb 2010 17:14:55 +0000
Somos todos geneticamente iguais? http://www.rizomas.net/ensino-de-biologia/recursos-pedagogicos/266-somos-todos-geneticamente-iguais.html http://www.rizomas.net/ensino-de-biologia/recursos-pedagogicos/266-somos-todos-geneticamente-iguais.html Em geral, quando se fala "ah, isso é genético, instintivo" estamos falando de algo supostamente comum a toda a espécie humana. O genético é determinista, reducionista, biologicista, etc. Mas será assim mesmo? O texto abaixo pode servir para estimular uma discussão deste tema.


Estudo sugere que todos os humanos 'são mutantes'

Sudeep Chand

]]> digao45@gmail.com (Rodrigo Travitzki) Material didático/ pedagógico Fri, 09 Oct 2009 20:49:52 +0000